Em oficina consultor dá dicas de como utilizar o Marketing como ferramenta estratégica

Foto: Salatiel Marinho

Foto: Salatiel Marinho

O Marketing como ferramenta para entender o mercado e buscar ferramentas estratégicas para alavancar o sucesso da empresa. Foi para isso que empreendedores filiados à Câmara de Negócios Empresariais (CINE) estiveram presentes na Oficina de Marketing, no auditório Quiel Guarânea, sede da CINE, bairro do Ponto Certo, na manhã desta quinta-feira (9).

Durante o curso, o consultor Antônio Dias orientou os presentes quanto a importância de compreender a dinâmica do mercado em que atuam, seus concorrentes, clientes e o próprio negócio. “Marketing antes de tudo e qualquer coisa é atender necessidades”, afirma.

O primeiro passo é saber exatamente qual é o tipo do seu negócio, aonde pretende chegar, analisando todos as possibilidades de mercado, e a partir daí será possível traçar metas e buscar os instrumentos necessários para potencializar o empreendimento e melhorar as vendas. “É preciso que você acredite na sua história, no seu produto”, diz.

Dias ressalta que o Marketing é essencial para qualquer negócio e não se resume apenas a propaganda. “Marketing não é um gasto desnecessário”, pontua. E é possível começar a fazê-lo a partir de passos simples como a criação de cartão de visita, panfletos, carros de som, sites ou blogs, fidelização de clientes e treinamento de equipe.

Essa oficina integra o projeto de qualificação da CINE para empreendedores por meio de oficinas e palestras, em parceria com o Sebrae e com a Quadrante Consultoria. Para participar é preciso ser filiado à Câmara de Negócios e para tanto é preciso comparecer à sede da instituição portando RG, CPF, CNPJ (caso possua) e comprovante de residência. Feita a filiação, o empresário passa a pagar uma taxa mensal de R$ 10.

Pin It

Comentários bloqueados.